Plantão Policial

Moradores denunciam danos provocados por garimpo próximo às margens do Rio Madeira em Porto Velho

Segundo denúncias, dragagem compromete a estrutura dos barrancos e traz preocupação à segurança dos ribeirinhos que moram no local.



Moradores de Distritos e comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira denunciam a utilização de dragagens para o garimpo em áreas próximas às margens do Rio Madeira. Eles temem pela segurança e qualidade de vida de quem mora na região.

Segundo fotos e um vídeo enviado ao Portal Diário de Rondônia, um morador do Ramal Brasil - Distrito do Cujubim no baixo Madeira, registrou momento que uma draga estava no local e posteriormente já em vídeo mostra a erosão do barranco, possivelmente causado pela atividade de garimpo.

Veja o vídeo:



No vídeo é possível ver que a estrada que dá acesso para as propriedades dos moradores já está comprometida, inclusive um poste de iluminação pública também sofreu danos em sua estrutura e veio a baixo, comprometendo a iluminação do local. 



Conforme informações o morador chama a atenção e pede ajuda dos órgãos fiscalizadores para que tomem as devidas providências com relação as dragas de garimpagem que estão bem em frente do Distrito de Cujubim no Baixo Madeira.



"Essa draga, tem dias, que ela tá muito próxima ao porto do Distrito, então automaticamente vai cair o barranco", diz o morador que não se identificou. 
O fenômeno chamado de "terras caídas" faz parte da dinâmica do Rio Madeira e pode ser acelerado com a navegação de grandes embarcações e atividade de garimpo.

A redação do site entrou em contato o órgão da SEDAM – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental onde e não conseguimos uma resposta. 


Fonte: Portal Diário de Rondônia 




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Plantão Policial