Plantão Policial

Casos de Leishmaniose em animais e pessoas são registrados em Cacoal

Foto: Divulgação

Porto Velho, RO - Em Cacoal pelo menos 10 animais foram submetidos à eutanásia por conta do estado avançado de Leishmaniose. A medida é sugerida nos casos em que os animais estão em grande sofrimento, com feridas em regiões mucosas do corpo.

Os casos confirmados estão preocupando órgãos voltados à saúde em no município já que uma pessoa teve diagnóstico positivo da doença e outros são investigados.

A indicação é ficar em alerta com ferida quem não cicatrizam mesmo com medicamento, a indicação é procurar a unidade de saúde mais próxima. Os animais são da mesma forma. Se o seu cão ou gato que tem uma ferida que não cicatriza a indicação é procurar o serviço de saúde do Município, em especial a zoonose.

O que é a leishmaniose?

Essa é uma doença grave causada por um protozoário que muitas vezes pode ser fatal. A doença pode atingir a pele, células sanguíneas e órgãos internos como fígado, baço e rins.

A doença é transmitida pelo mosquito flebotomíneo, conhecido popularmente como “mosquito palha”. Este mosquito se infecta ao picar um animal ou ser humano já doente, e ao picar outro ser sadio transmite a doença.

*Com informações do G1

Fonte: Diário da Amazônia


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Plantão Policial