O dia 01 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

 

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, 3ª feira, 1 de NOVEMBRO
HOJE É


Dia Mundial do Veganismo, Dia do Sushi
Católicos celebram Dia de Todos os Santos, São Cesário de Terracina

RONDÔNIA

1 – 1967 – O Governo do Território concede à Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, Comara, duas áreas em Porto Velho, uma de 15 mil m2 entre as ruas Presidente Kennedy (atual Jorge Teixeira), Elias Goraieb, Pinheiro Machado e Duque de Caxias, para construção de casas a militares da FAB; a outra, de 4,5 milhões de m2 para construir um aeroporto - Belmont, hoje Governador Jorge Teixeira.

1 – 1983 – O anúncio de que o governador Jorge Teixeira, que não tem vice-governador, sairá de férias em janeiro abre a expectativa de que o cargo seja ocupado pelo deputado José Bianco, presidente da Assembleia Legislativa.

BRASIL

1500 – Gaspar de Lemos nomeia “Baía de Todos os Santos” uma reentrância no litoral baiano. 

1909 — Vicente Feola, técnico do Brasil campeão mundial de 1958 (m. 1975). 

Em 1965 – Editados os Atos Complementares 2 (trata de disposições transitórias até o estabelecimento de tribunais federais em 1ª instância) e o 3 (definia as formalidades para a aplicação da suspensão de direitos políticos e garantias constitucionais).

MUNDO

1512 — Quatro anos fechada para pintura de seu teto, a Capela Sistina, obra de Michelangelo, é exibida ao público. 

1942 – Quatro séculos sendo usada como moeda no Brasil, o Réis é substituído pelo Cruzeiro.

FOTO DO DIA

“Aeroporto de Porto Velho” (foto), conhecido mais como “Aeroporto do Belmont”, construído em área da fazenda Maravilhas, doada pelo governo do Território em 1967 à Comara - Comissão de Aeroportos da Região Amazônica. 

Segundo o escritor Cláudio Feitosa, em 1966 a pista já estava asfaltada, e recebendo aviões de passageiros, mas a inauguração oficial só aconteceria a 16 de abril de 1969. Com o desenvolvimento de novas aeronaves, da quantidade de passageiros e de novas tecnologias, o “Belmont” precisou de outra estrutura e numa “parceria entre o Governo Federal e a contrapartida do governo de Rondônia, em 2002 o governador José Bianco inaugura o Aeroporto Internacional, agora denominado “Governador Jorge Teixeira de Oliveira”.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Plantão Policial