O dia 21 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, 2ª feira, 21 de NOVEMBRO  

COMEMORA-SE

Dia da Homeopatia, Dia Mundial da Pesca, Dia Mundial da Televisão, Dia das Saudações

Católicos celebram Apresentação de Nossa Senhora no Templo, São Gelásio,  

Beata Maria de Jesus do Bom Pastor

RONDÔNIA

1967 – O Flamengo portovelhense ganha outra no campeonato de futebol: 6x1 sobre o São Domingos, “um massacre”, disse o jornalista Simeão Tavernard (Alto Madeira 21.11.1967) 

1977 – Instalação do município de Ariquemes; o governador Humberto Guedes e dá posse como prefeito o professor, poeta e desportista Pedro Tavares Batalha.

BRASIL

1830 – O jornalista Libero Badaró é assassinado em São Paulo, fato que fortalece o movimento contra D. Pedro I (n. 1798).  

1910 — Marinheiros a bordo dos navios de guerra do Brasil, incluindo o Minas Geraes, São Paulo e Bahia, se rebelam e começa a Revolta da Chibata. 

1986 — Em meio a uma inflação violenta, o presidente José Sarney decreta o Plano Cruzado II, a nova moeda nacional, a 8ª troca desde a instituição do cruzeiro, em 1942.  

MUNDO

164 a.C. — Judas Macabeu restaura o Templo em Jerusalém, comemorado pelos judeus no festival de Chanucá. 

1676 - O astrônomo Ole Rømer apresenta as primeiras medidas quantitativas da velocidade da luz. 

1694 — Nasce Voltaire, filósofo francês, grande figura do iluministo (m. 1778).  

1877 – Thomas Edison anuncia a invenção do fonógrafo, aparelho que gravava e reproduzia a voz humana.

FOTO DO DIA 

Em 1945, dois anos depois de criado o Território do Guaporé, a região, que inicialmente tinha quatro municípios, passou a contar dois, Guajará-Mirim e Porto Velho, a capital, de cujas terras derivaram os próximos cinco. 

Desde que assumiu o governo do Território, já de Rondônia, em 1975, o governador Humberto Guedes insistia com o Ministério do Interior para serem criados mais municípios, e apesar da resistência de alguns segmentos locais o presidente Ernesto Geisel criou mais cinco, todos às margens da rodovia BR-364. 

O primeiro a ser instalado, há 45 anos, foi o de Ariquemes, o terceiro mais antigo município do, hoje, Estado de Rondônia.  Além de Ariquemes, na mesma semana foram instalados os de Ji-Paraná (Vila Rondônia), Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal. (F. Av. Tancredo Neves/Ariquemes).



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Plantão Policial