O dia 26 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, sábado, 26 de NOVEMBRO  

COMEMORA-SE

Dia Interamericano do Ministério Público, Dia do Corpo Auxiliar da Marinha

Católicos celebram São Sirício, São Leonardo de Porto Maurício, São Silvestre Ábade 

RONDÔNIA

26 – 1967 – Com o pseudônimo “Eurly”, a coluna Vida Social, do jornalista Euro Tourinho, anuncia que a Banda “Os Bárbaros”, de Rio Branco (AC) é a atração para o Baile da Menina Moça, no Bancrevea Clube em dezembro (Alto Madeira – 26.11.1967)

26 – 1975 – O governador Humberto Guedes instala a Polícia Militar de Rondônia e extingue a Guarda Territorial – é o primeiro dos Territórios Federais a ter sua PM (24)

26 – 1977 – Instalação do município de Cacoal, tendo como prefeito o morador Catarino Cardoso dos Santos  – o Território agora tem sete municípios.

BRASIL

1911 — Nasce Mário Lago (m. 2002); compôs clássicos como "Ai que Saudades da Amélia" e "Atire a Primeira Pedra", feitas em parceria com Ataúlfo Alves. 

1915 – Fundado em 1898 o Club de Regatas Vasco da Gama, apenas para regatas, e só em 1915 se funde com o Lusitânia, criando um time de futebol. 

1993 — Primeiro grande astro negro do cinema brasileiro, morre o ator Grande Otelo (n. 1915). Em 

2011 – Inaugurado, em Aracaju, o Museu da Gente Sergipana

MUNDO

1504 – Morre Isabel I (n. 1451), rainha da Espanha financiadora da viagem de Cristóvão Colombo na descoberta da América. 1942 - Casablanca, um dos grandes clássicos do cinema, estreia em Nova York.  2011- A Nasa envia o Rov Curiosity para explorar o solo marciano.

FOTO DO DIA

Com a posse do prefeito nomeado Catarino Cardoso dos Santos, há 45 anos, o governador Humberto Guedes instalava Cacoal, o sétimo município do Território de Rondônia, localidade de início denominada “Nova Cassilândia” que logo virou “um canteiro de obras, serrotes serrando madeiras e martelo pregando pregos era os sons que se ouvia principalmente à noite, porque os administradores do projeto de colonização (Gy-Paraná, Incra) não aceitavam o surgimento de um povoado” (). 

O município, quando de sua implantação, continha os hoje municípios de Rolim de Moura, Santa Luzia d'Oeste, Novo Horizonte do Oeste e Castanheiras. A cidade de Cacoal, a 480Km de Porto Velho, também é conhecida por “Capital do Café” () https://ift.tt/JmrKLoc.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Plantão Policial