Fhemeron convoca doadores em Vilhena para manter estoque de bolsas de sangue neste final de ano

 



Doações de sangue são para manter estoque de bolsas em situação regular

Responsável por fazer a captação, sorologia e distribuição de sangue por todo o Estado de Rondônia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron em Vilhena está com o estoque de bolsas de sangue em baixa, neste final de ano. As bolsas de sangue são destinadas a pessoas vítimas de acidentes de trânsito, as quais são atendidas com alguma cirurgia eletiva ou outra situação mais imediata.

A responsável pela captação de doadores de sangue e medula óssea da Fhemeron de Vilhena, Michely Toledo relata que, com o período festivo e de muitas chuvas no município, o comparecimento dos doadores caiu de forma significativa. “O sangue não pode ser substituído por outro medicamento, por isso, precisamos neste momento de muita solidariedade da população, pois a doação salva vidas”.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha pede que “mesmo diante das festas de final de ano, as pessoas que tenham os requisitos necessários, realizem a doação de sangue, independentemente dos tipos, pois uma bolsa pode salvar até quatro vidas”.

FUNCIONAMENTO

Em Vilhena, a Fhemeron estará funcionando normalmente durante toda esta semana, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Devido ao feriado estadual, antecipado para a próxima segunda-feira, 2 de janeiro, a Fundação volta a funcionar normalmente a partir da próxima terça-feira, 3, em horário normal. O Hemocentro Regional de Vilhena fica localizado na Avenida Jô Sato, n° 405, Bairro Jardim América – contato: (69) 3321-5147.

Em Porto Velho, a Fhemeron funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h e aos sábados, das 7h15 às 12h, localizada na Avenida Jorge Teixeira, n° 3766, Bairro Industrial – contato: (69) 3216-2234. O Estado também conta com unidades em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim e Ji-Paraná, com os endereços disponíveis no Portal da Fhemeron.

COMO DOAR SANGUE?Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);
Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
Ter peso acima de 50kg;
Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses), e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.


Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Frank Néry e Hermes Rafael
Secom - Governo de Rondônia


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Plantão Policial