País enfrenta uma inflação de 104% ao ano; Alberto Fernández busca linha de crédito para exportadores brasileiros de pelo menos US$ 1,5 bilhão por mês durante um semestre. Ricardo Stuckert

Porto Velho, RO - O presidente Lula (PT; foto) recebeu seu homólogo argentino, Alberto Fernández (foto), no Palácio do Planalto nesta terça-feira (2), em meio ao colapso econômico no país platino.

A Argentina enfrenta uma inflação de 104% ao ano.

O governo ainda não divulgou oficialmente os resultados da reunião, mas interlocutores de Fernández afirmam que ele busca financiamento para exportadores brasileiros de pelo menos US$ 1,5 bilhão por mês durante um semestre.

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, disse em entrevista na segunda-feira (1º) que o Planalto discute linha de crédito para a exportação à Argentina, o que beneficiaria 210 empresas, mas a medida dependerá da governança interna do BNDES.

A dificuldade em ajudar a Argentina está na escassez de reservas internacionais, o que restringe a possibilidade dos argentinos pagar em dólar americano. Os exportadores brasileiros precisarão ser pagos em pesos argentinos, mas, na conversão para o real, esses pagamentos podem não ser suficientes para pagar o financiamento.

Fonte: O Antagonista